Exercício físico e imunomodulação em doenças renais

PROJETOS ⇒ I N O V A Ç Ã O

Efeito do exercício físico de resistência nos mecanismos celulares envolvidos na modulação da via de sinalização STAT-3 em pacientes com doença renal crônica e em modelo experimental

O número de doentes renais vem aumentando muito no decorrer dos anos sendo considerado um problema de saúde pública no Brasil e no mundo. Nosso projeto objetiva a melhora da qualidade de vida dos pacientes em processo de hemodiálise e a compreensão dos mecanismos relacionados principalmente ao processo inflamatório, através de intervenções com exercício físico de resistência.  As publicações geradas a partir desta pesquisa poderão trazer futuros benefícios para a população que utiliza os serviços de hemodiálise, pois sabe-se que os pacientes apresentam incapacidade e/ou fraqueza muscular – complicações causadas pela terapia renal substitutiva – que podem ser atenuados através da aplicação de exercícios físicos de resistência.  De forma direta, os pacientes apresentaram melhora na força muscular dos membros exercitados, tanto na força referida pelo paciente quanto na constatada pelo projeto de pesquisa. A melhora verificada no condicionamento físico do paciente devido ao aumento da força muscular, poderá diminuir o cansaço gerado pela execução de tarefas diárias, contribuindo para o aumento da sua qualidade de vida. Além do estudo com pacientes também estamos trabalhando com modelos experimentais de doenças renais crônicas em animais submetidos a protocolos de exercício físico e sua interferência em vias de sinalização associadas a progressão de doenças renais como a via STAT-3, correlacionando dados da ciência básica e clínica.

Alunos de iniciação científica participantes

HALISON PEREIRA DOS SANTOS SILVA – Farmácia

EMILY PEREIRA DOS SANTOS – Farmácia

Atuação do terapeuta ocupacional nos cuidados de pacientes em processo de hemodiálise

Este projeto é uma segunda etapa de um projeto de extensão e pesquisa iniciado há dois anos. Na primeira etapa estudamos a importância de uma equipe multidisciplinar nos cuidados do doente renal crônico através da análise da qualidade de vida desses pacientes bem como os dados do efeito do exercício físico nessa população. Observamos pelo intermédio de conversas e questionários as carências dessa população em diversos aspectos como emocionais, físicos e sociais. Através dessa análise encontramos uma real possibilidade de atuação do terapeuta ocupacional (a maioria dos alunos participantes são desse curso) nesta área que ainda é muito defasada no Brasil, porém consolidada no exterior. Pretendemos contribuir para melhora na qualidade de vida dos pacientes com intervenções da terapia ocupacional (iremos junto com colaboradores profissionais da área) alcançar esse objetivo que pode contribuir significativamente para qualidade de vida dos pacientes e de seus familiares indiretamente (que observamos sofrerem com a situação) e contribuir para melhora do campo de atuação do profissional de terapia ocupacional.

Alunos de iniciação científica participantes

JESSYKA SILVA DE SOUZA – Terapia Ocupacional

YOHANNA MOUHANNA TERROSSI – Terapia Ocupacional

ESTELLA KULITCH LONGATO – Terapia Ocupacional